Tecnologia e sua Administração
LOURDES B. FORTE RA: 10488
GILBERTO SILVEIRA RA: 09968 WESLEY SILVA RA: 10635
Professor: JAMIEL 6º Semestre ADM
Disciplina: Desenvolvimento Organizacional
A Tecnologia e Sua Administração
No texto foi abordado que a tecnologia hoje em dia todas as empresas utilizam de alguma forma, tanto para produção ou para prestação de serviços. A tecnologia é um conjunto de conhecimentos que é utilizada para que sejam alcançados determinados objetivos, tanto em aspectos físicos (hardware) – ex.º: máquinas, equipamentos, instalações e circuitos, ou no aspecto abstrato (software) - ex.º: política, diretrizes, processo, regras e regulamentos, rotinas entre outros métodos.
Portanto a tecnologia pode estar ou não incorporada a benefícios físicos. A incorporada está contida em bens de capital, matérias-primas básicas, intermediárias ou componentes. A não incorporada encontra-se na cabeça das pessoas, como técnicos, peritos, especialistas, engenheiros, sob uma forma de conhecimento intelectual ou operacional com habilidade mental ou manual para executar as operações.
A tecnologia precisa e deve ser administrada por meio de critérios de racionalidade técnica para produzir eficiência, ela pode ser classificada conforme seu arranjo na empresa podendo ser fixa ou flexível para produzir um produto concreto ou abstrato (serviços).
Foi constatada ao logo do texto que a tecnologia configura todas as espécies níveis de cargos existentes dentro da empresa e as oportunidades, ela também determina o nível de formação profissional, as habilidades manuais e intelectuais, as capacitações e aptidões de personalidade que as pessoas devem possuir para poderem ser recrutados, selecionados e admitidos para trabalhar na empresa.
Concluindo a pesquisa viu-se que a tecnologia influencia a estrutura e o comportamento organizacional, bem como o próprio estilo de administração da empresa.