A Tecnologia e as Necessidades Humanas
O conceito de tecnologia está associada a materiais, ferramentas, técnicas e processos.
Porém, em termos econômicos, a tecnologia deve ser encarada como o conhecimento humano aplicado para ampliar a produção. O domínio do fogo pelos primeiros hominídeos foi de fundamental importância para a sobrevivência da nossa espécie. Em milhares de anos utilizando o fogo, o homem conseguiu produzir diversos materiais que impulsionaram o desenvolvimento civilizatório.
A tecnologia surgiu devido a necessidade humana. A subsistência do homem era inicialmente obtida através da caça de animais e da coleta de frutos silvestres. Neste período o desenvolvimento consagrado é lento e gradual, pelo fato de uma única ferramenta, proveniente de lascas de pedras, ser utilizada para diversos feitos.
O domínio da produção do fogo foi um dos principais avanços da humanidade, colaborando para o desenvolvimento da raça humana. . Na época anterior a descoberta da produção do fogo, os seres humanos tinham que esperar um raio cair em uma árvore ou um incêndio numa floresta. . O homem ficava totalmente dependendo do acaso para conseguir este precioso bem. Com o desenvolvimento da inteligência, através da observação, o homem conseguiu produzir o fogo. Este processo ocorria de duas formas: 1) batendo uma pedra na outra e produzindo faísca que atingia palha; 2) friccionando graveto seco numa madeira até produzir a faísca, atingindo a palha.
Com a produção do fogo, o homem pré-histórico garantiu um grande avanço, pois podia iluminar a caverna, cozinhar a carne, espantar os animais selvagens e garantir o aquecimento nas épocas de frio.
A importância da utilização do fogo como instrumento de transformação da nossa sociedade se acelerou com o progresso da cultura humana. Um grande salto no desenvolvimento tecnológico ocorreu por conta da Revolução Industrial que causou profundo impacto no processo produtivo, em nível econômico e social, impondo uma nova relação entre capital e