A Procura da beleza será o único objetivo da arte?
Será que o único objetivo da arte é a procura da beleza? Embora através da arte se procure criar beleza, este não é o único objetivo da arte. Por arte entende-se a pintura, escultura, arquitetura, música, dança, teatro, literatura, artes decorativas, etc.
A arte é a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano, ou seja, a arte favorece o desenvolvimento integral do individuo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo o seu raciocínio com criatividade e imaginação.
Para além da beleza, a arte tem como objetivos desenvolver as aptidões e potencialidades de cada individuo, transmitir e dar a conhecer as diferentes culturas dos povos, o seu modo de vida a sua transformação e evolução ao longo dos tempos. A arte reflete acima de tudo expressão visual de uma civilização.
A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à perceção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. Consiste no estado de prazer, de agrado que a contemplação (da natureza e da obra de arte) e a criação (da obra pelo artista) permitem. É pessoal e subjetiva, contemplativa e desinteressada, pois visa apenas o puro prazer da observação.
Na minha opinião, seria muito vago se o único objetivo da arte fosse a beleza, pois para apreciá-la é preciso acima de tudo entende-la, isto é, tem que existir uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto e a capacidade que o objeto tem de provocar a sensibilidade do sujeito e desencadear nele sensações e sentimentos, ideias, imagens, etc, que o levam a redescobrir a realidade. Esta relação resulta de forma diferente consoante o objeto e o sujeito.
Bibliografia: http://www.espacoacademico.com.br/046/46cvale.htm http://www.profala.com/arteducesp22.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beleza