Tec e Sociedade
1.1 Tecnologia
A priori, julga-se necessário compreender de forma mais aprofundada o conceito de tecnologia, e posteriormente, relacioná-lo com a sociedade e suas necessidades.
Um erro que é comumente cometido ao se pensar em tecnologia, é imaginar somente máquinas, robôs e computadores de última geração. A mente do ser humano o leva a pensar apenas no que está presente na sociedade atual, geralmente objetos e bens desenvolvidos.
Ao analisar o contexto histórico da tecnologia, é factível que a noção que se tinha sobre a mesma já não condiz com os elementos presentes na sociedade contemporânea.
A tecnologia está frequentemente associada à ciência e ao termo indústria. O ramo da arqueologia considera como tecnologia toda a produção de ferramentas de qualquer tipo.
Segundo Vere Gordon Childe, arqueólogo australiano bastante conhecido por suas visões marxistas sobre a pré-história, os estudiosos começaram a definir tecnologia de forma simples, sendo ela um conjunto de conhecimentos específicos acumulados ao longo da história, sobre as maneiras de utilizar os ambientes físicos e seus recursos materiais em benefício da humanidade.
Por esta definição, tecnologia abrange desde o conhecimento de plantar e colher, até a construção de monumentos e o envio de satélites. E numa perspectiva histórica, os primeiros homens só se tornaram seres humanos no momento em que passaram a dominar a técnica, de modo que nessa perspectiva, a história começaria com a tecnologia.
Já segundo outros autores, a diferença entre tecnologia e ciência é que, a tecnologia é um conjunto de conhecimentos práticos de como utilizar os recursos materiais a favor da humanidade, enquanto a ciência é uma série de conhecimentos teóricos para o mesmo fim. Já a técnica, é denominada a prática da tecnologia.
Os significados para o termo são inúmeros, o mais sucinto de todos defende: “é ela que define quem é desenvolvido ou não“. Esse significado se originou da