Peça energia para amigos!
Psicologia Social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. Segundo Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, a Psicologia social é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”. Logo, é a ciência que procura compreender os “comos” e os “porquês” do comportamento social do indivíduo diante de situações diversas.
Edson A. Oliveira Téc. Seg. do Trabalho
•A interação social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da Psicologia.
Edson A. Oliveira Téc. Seg. do Trabalho
Partindo-se desse ponto os principais conceitos são:
A percepção social; A comunicação; As atitudes; A mudança de atitudes; O processo de socialização; Os grupos sociais; Os papéis sociais.
Edson A. Oliveira Téc. Seg. do Trabalho
PERCEPÇÃO SOCIAL
Na Psicologia, a percepção social é a função cerebral que atribui significado a sentidos sensoriais, a partir do histórico de vivências passadas. É por meio da percepção que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Por exemplo: se um jovem estiver vestido de calça jeans, camiseta, tênis e com cadernos e livros nas mãos, as pessoas ao se depararem com ele, o rotularão como um estudante. Já um senhor, com o dobro da idade do jovem, será julgado como professor.
Edson A. Oliveira Téc. Seg. do Trabalho
Um último aspecto a ser relacionado é que a percepção social consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
Edson A. Oliveira Téc. Seg. do Trabalho
COMUNICAÇÃO
A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e nesse processo há uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, a fala, a