A tecnologia rfid
Cláudio Gonçalves Bernardo *
RESUMO: Este artigo apresenta a Tecnologia de Identificação por Radiofreqüência e o Código Eletrônico de Produtos como possíveis substitutos dos códigos-de-barra, em um futuro não muito remoto. Expõe ainda a importância dessa tecnologia para o mercado de suprimentos, analisando as vantagens e desvantagens de sua implantação nos dias de hoje. PALAVRAS-CHAVE: Radiofreqüência, Etiqueta Inteligente, Etiqueta Eletrônica, Armazenamento. ABSTRACT: This article presents Radio Frequency Identification (RFID) and the Electronic Product Code as substitutes for bar codes, in the near future. This article also discusses how important this technology can be to the manufacturing supply chain, pointing out the advantages and disadvantages to implementing it nowadays. KEYWORDS: Radio Frequency, Intelligent Tags, Electronic Tags, Supply.
1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivos Especialistas em novidades da tecnologia afirmam que mais cedo ou mais tarde as etiquetas inteligentes estarão nos produtos que qualquer consumidor vier a comprar. Afirmam que esses pequenos chips revolucionarão a logística de estoque. Esses especialistas acreditam que essa etiqueta inteligente revolucionará o rastreamento e o gerenciamento de todo o processo, desde equipamento industrial a produtos farmacêuticos. Colocando-se uma etiqueta em uma peça ou uma embalagem, um objeto “passará informações” sempre que receber um sinal de rádio de um sensor de rastreio. O objetivo deste artigo é apresentar a Tecnologia de Identificação por Rádiofreqüência (Radio Frequency Identification – RFID), demonstrando como a etiqueta inteligente já está revolucionando o mercado, e quais são as suas vantagens e desvantagens.
* Graduado em PEDAGOGIA ( UERJ ) e ECONOMIA ( FITO ), Especialista em ANÁLISE DE SISTEMAS ( JMS / PUC-RJ ), Mestrando em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ( IPT / USP ) e Professor de Cursos de Tecnologia de