RESUMO - TECNOLOGIA RFID
As conexões sem fio já estão presentes em nosso cotidiano há algum tempo, o exemplo mais comum são os controles remotos para televisores, aparelhos de som, DVD, entre outros, que utilizam raios infravermelhos.
As RFID’s (Radio Frequency Identification) abordadas aqui são uma ramificação desta tecnologia, comumente conhecidas por etiquetas inteligentes, que possibilitarão o acompanhamento de um produto, em tempo real, por toda a cadeia de suprimentos, proporcionando altíssimos ganhos de produtividade operacional e garantindo a segurança na manipulação e comercialização destes produtos.
Esta nova tecnologia prevê uma mudança radical na operação do varejo mundial. A indústria varejista será beneficiada, com o uso desta tecnologia de diversas maneiras, dentre elas, a redução dos custos, devido ao aumento da eficiência dos processos e a satisfação do consumidor que encontrará sempre os produtos desejados. Conseqüentemente, pode-se prever um aumento no volume das vendas e a transformação do processo de compra em uma experiência mais agradável e confortável, o que vai de encontro ao novo perfil dos consumidores.
Mas, o seu uso não se restringe apenas a aplicações na industria varejista, esta tecnologia já está sendo utilizada em outras áreas como saúde, monitoramento de crianças nas escolas, passaportes, etc., atendendo setores em que o código de barras já não dá suporte às necessidades de automação.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. TECNOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO POR RÁDIOFREQÜÊNCIA – RFID
2.1. O Funcionamento da Tecnologia por Radiofreqüência
2.2. A Antena de RFID
2.3. O Transceiver e Leitor
2.4. O Transponder ou RF Tag
2.5. Etiquetas Inteligentes ou Smart Labels
2.6. Características das RF Tags
2.7. Sistemas de Baixa Freqüência (30 a 500 KHz)
2.8. Sistemas de Alta Freqüência (850 a 950 MHz e 2.4 a 2.5GHz)
2.9. Sistemas de Freqüências Ultraelevada (400MHz e 860-930MHz)
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UTILIZAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA – RFID
3.1.