Rfid
Gedson Luis Teixeira
Herick Henrique Hespporte
Paulo Henrique Doreto
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar a tecnologia RFID, seus benefícios e o que esta tecnologia pode trazer de beneficio para a sociedade.
Palavras chave: Tecnologia RFID.
INTRODUÇÃO:
Foram pesquisados aqui vários artigos sobre a tecnologia RFID. Foi constatado que esta tecnologia já pode ajudar muitos setores, que necessitam de rapidez e segurança em leitura de dados. Levando-se em conta a rapidez, maneiras de uso da tecnologia, custos de implantação e por fim o que mais interessa em tecnologias novas, seu custo benefício.
DESENVOLVIMENTO:
RFID – “Radio-Frequency IDentification” ou em português IDentificação por Rádio Freqüência. Trata-se de uma tecnologia capaz de identificar sinais enviados via rádio por dispositivos chamados de tags . Estas tags são colocadas no objeto a ser identificado, através dos dados contidos nestas tags credencia o sistema a ler e responder sinais emitidos por rádio freqüência. As tags podem ser Passivas (quando não tem nem um tipo de alimentação, sendo o leitor sua fonte de energia), ou ainda Ativas (quando possui alimentação através de baterias, isto eleva seu alcance), diferentemente do código de barras esta tecnologia não necessita de escaneamento para a leitura de seus dados.
O RFID, pode ser utilizado em vários setores de nossa economia:
Segurança – Em lugares que necessitam de controle de entrada e saída de pessoal, a RFID pode oferecer identificação com maior rapidez e eficiência, em lugares que oferecem grande risco de acidentes nas rodovias, esta pode oferecer uma rapidez maior no atendimento as ocorrências.
Pagamentos On-line – Através de celulares, com uma conexão entre os dados do cliente e sua agencia bancaria pagamentos poderão ser efetuados com muita segurança.
Aeroportos: Alguns países já se utilizam desta tecnologia para identificar biometricamente as pessoas que desejam obter vistos de entrada em