A TECNOLOGIA BLUETOOTH
Dispositivos Bluetooth operam na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz em sua camada física de Radio (RF) que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais.
Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa a mesma banda também está disponível. No Japão a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.
Os dispositivos são classificados de acordo com a potência e alcance, em três níveis: classe 1 (100 mW, com alcance de até 100 m), classe 2 (2,5 mW e alcance até 10 m) e classe 3, (1 mW e alcance de 1 m, uma variante muito rara). Cada dispositivo é dotado de um número único de 48 bits que serve de identificação.
Os dispositivos Bluetooth se comunicam entre si e formam uma rede denominada piconet, na qual podem existir até oito dispositivos interligados, sendo um deles o mestre (master) e os outros dispositivos escravos (slave); uma rede formada por diversos "masters" (com um numero máximo de 10) pode ser obtida para maximizar o número de conexões. A banda é dividida em 79 portadoras espaçadas de 1 Megahertz, portanto cada dispositivo pode transmitir em 79 diferentes freqüências; para minimizar as interferências, o dispositivo "master", depois de sincronizado, pode mudar as freqüências de transmissão dos seus “slaves" por até 1600 vezes por segundo.
Em relação à sua velocidade pode chegar a 3 Mbps em modo de transferência de dados melhorada (EDR) e possui três canais de voz.
Toda transferência de dados se da no canal físico que se subdivide em unidades de tempo, denominadas ranhuras. E os dados intercambiados entre os