Tecnologia Bluetooth
O nome Bluetooth é uma homenagem ao Rei Viking Harald Blaatand "BlueTooth" II, Rei da Dinamarca entre os anos 940 e 981. Filho de Gorm "O Velho", rei da Dinamarca, e de Thyra Danebod, filha do rei Ethelred da Inglaterra, Harald logrou, em seu reinado, controlar os reinos da Dinamarca e da Noruega. O fato de um rei, no século X, conseguir controlar dois reinos distantes fez com que ele fosse escolhido como personagem inspirador da nova tecnologia.
As redes Bluetooth são formadas no estilo ad-hoc, sem depender de nenhuma infra-estrutura para o estabelecimento de conexão, formando assim o que podemos chamar de PAN (Personal Área Network); devido ao baixo alcance e pelo seu tamanho reduzido, aliado ao baixo consumo de energia e baixo custo de componentes, o Bluetooth pode ser embutido em praticamente qualquer equipamento sem muito impacto no preço final do produto, possibilitando assim a disseminação do padrão, que se torna mais atraente conforme cresce o número de dispositivos suportando a tecnologia.
O Bluetooth atua normalmente em uma esfera de 10m do dispositivo, usando radiofreqüência e, ao contrário das conexões usando infravermelho, permitindo que dispositivos se conectem, mesmo não estando diretamente alinhados. Além disso, ele suporta taxas de transferências superiores às suportadas pelo padrão IrDa, funcionando como se fosse uma porta USB sem fio.
O desenvolvimento do Bluetooth é coordenado pelo SIG (Special Interrest Group) criado em 1998 e