Trabalho
Explicação dos três trabalhos propostos:
1º trabalho):
1ª parte do trabalho: A molécula de ureia: sua estrutura, biossíntese completa, local de síntese, todas as vias de excreção e mecanismo completo de intoxicação celular principalmente de neurointoxicação podendo causar neuropatia, utilização da ureia na indústria bovina.
2ª parte do trabalho: Ácido úrico: a estrutura da molécula de ácido úrico e a diferença com a molécula de ânion urato, explicar quando cada uma destas moléculas prevalecerá, alimentos que podem aumentar a biossíntese de ácido úrico, biossíntese completa, vias de excreção e mecanismo de intoxicação: artrite gotosa, nefrolitíase e nefropatia, explicar detalhadamente três fatores que melhoram a solubilização do ânion urato no plasma, o que são os cristais de urato amorfo na urina e quando ocorrem, o que são os “tofos” , a origem remota e histórica do nome “gota”. Explique por que indivíduos em tratamento quimioterápico apresentarão altos níveis plasmáticos de ânion urato. Entregar em 09/10/13 exatamente no início da aula, individual, totalmente manuscrito, exceto capa e contracapa nas normas da Instituição, informar ao final do trabalho as referências utilizadas (colocar a lápis e exatamente de acordo com as normas atuais da ABNT), encadernar em espiral juntamente com o 2º trabalho (da seda, nylon e dinamite) com capa e contracapa de plástico. Valor: 10 pontos.
2º trabalho):
De forma completa abordar três moléculas de ampla utilização industrial, abordar o histórico das moléculas, descobridor e descobrimento e suas utilizações.
1) primeira molécula: a seda;
2) segunda molécula: nylon;
3) terceira molécula: dinamite, neste tópico abordar a história de vida e morte do químico autodidata Alfred Nobel e do prêmio Nobel. Anos depois acidentalmente descobriu-se um adoçante derivado da nitroglicerina, abordar esta história e falar de forma completa deste adoçante, do ponto de vista químico