A sustentabilidade
A utilização intensa dos recursos naturais, que parecia então infinito permaneceu praticamente inalterada até início dos anos 70, quando paralelamente à crise do petróleo provocada pela guerra no oriente, começaram a surgir os primeiros estudos científicos alertando sobre a emergência das questões ambientais.
Diante desse quadro percebeu-se a necessidade de transformação, e emergiu assim uma expressão mais abrangente a do desenvolvimento sustentável que aliou o crescimento econômico à necessidade da conservação ambiental.
Esta preocupação mundial com os rumos do crescimento econômico baseado em um modelo predatório foi, naquele momento retratado na realização da conferência das Nações Unido sobre o Meio Ambiente Humano.
Com a crescente conscientização do mercado, referente às práticas industriais que agridem o meio ambiente, empresários têm buscado a diferenciação dos seus produtos através da utilização da variável ambiental.
Diante do quadro de pobreza, dos sérios problemas que vivemos em termos de educação, saúde, desemprego, violência e de ações que destroem o nosso ecossistema, é importante que as organizações assumam o seu papel social e contribuam eficazmente para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida no planeta. E que através deste movimento e do exemplo dos seus líderes contribuam para resgatar a ética no relacionamento humano e nos negócios.
RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL DENTRO DE UMA ORGANIÇÃO
Um termo muito comum dentro das maiorias das empresas, e a responsabilidade social, poucas tem um definição correta e como deve ser aplicada dentro de uma organização. Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na conceituação de responsabilidade sócio-ambiental, ou seja, se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade sócio-ambiental, neste caso ela estaria apenas