A sustentabilidade da empresa arcelormittal inox brasil
A visão de sustentabilidade do Grupo ArcelorMittal conjuga a busca pela rentabilidade e pela ampliação dos negócios com metas igualmente ambiciosas de ecoeficiência. Na ArcelorMittal Inox Brasil, as diretrizes ambientais são resultado de uma política integrada, que também envolve outras áreas da Companhia, como a Qualidade e a Saúde e Segurança, orientadas pelos seguintes princípios:
1. Atuar de acordo com o interesse das gerações futuras.
2. Atender a todas as expectativas da legislação ambiental vigente.
3. Gerenciar todos os impactos que provoca no ambiente, lançando mão de ações proativas e das mais modernas tecnologias disponíveis para preveni-los ou mitigá-los.
4. Usar racionalmente os recursos e insumos naturais, como água e energia.
5. Reciclar resíduos e subprodutos gerados em seu processo, retornando-os à produção siderúrgica ou dando-lhes correta destinação. Desde 2001, a unidade de Timóteo é certificada pela norma NBR ISO 14001, que orienta o seu conjunto de normas e regras de gestão ambiental. Além de procedimentos documentados e ferramentas gerenciais para identificar os impactos das suas atividades no meio ambiente, a Empresa tem os Programas de Gestão Ambiental (PGAs), com o objetivo de eliminar ou mitigar tais impactos.
A responsabilidade corporativa é inerente ao negócio da Empresa e à sua maneira de fazer negócios. Reflete-se em posturas éticas e responsáveis em todas as suas ações, políticas, práticas e atitudes aplicáveis a todos os públicos interessados, internos e externos, bem como a todos os agentes envolvidos no processo.
A ArcelorMittal Inox Brasil também mantém projetos específicos de melhoria contínua dos processos produtivos, visando à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
• Programas de Gestão Ambiental: asseguram a implantação e atualização de projetos e equipamentos de controle ambiental.
• O índice de reutilização de água está entre os