O conceito de sustentabilidade
Da Redação
(publicada originalmente na edição de Outubro 2008 pela Revista
Banas Qualidade)
TT: 011
Emissão: 29/07/2009
Revisão: 00
Data da Revisão: 29/07/2009
Aprovação: 10532907
1/5
Para um futuro mais agradável, para a humanidade, a sustentabilidade ambiental é fundamental, pois deve atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas pró prias necessidades.
O conceito de desenvolvimento sustentável tem a sua história iniciada em 1983 quando foi criada pela Assembléia
Geral da ONU a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), presidida por Gro Harlem
Brundtland, à época primeira-ministra da Noruega. Essa comissão deveria propor novas normas de cooperação internacional que pudessem orientar políticas e ações internacionais de modo a promover as mudanças que se faziam necessárias. No trabalho surgido dessa Comissão, apareceu pela primeira vez de forma clara, o conceito de desenvolvimento sustentável.
O relatório "Nosso Futuro Comum", lançado em 1987 (também conhecido como "Relatório Brundtland"), veio atentar para a necessidade de um novo tipo de desenvolvimento capaz de manter o progresso em todo o Planeta e, no longo prazo, ser alcançado pelos países em desenvolvimento e também pelos desenvolvidos. Nele, apontou -se a pobreza como uma das principais causas e um dos principais efeitos dos problemas ambientais do mun do. O relatório criticou o modelo adotado pelos países desenvolvidos, por ser insustentável e impossível de ser copiado pelos países em desenvolvimento, sob pena de se esgotarem rapidamente os recursos naturais. Cunhou, dessa forma, o conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, "o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades".
Nesse conceito foram embutidos pelo menos dois importantes princípios: o de necessidades e o