A sombra do imposto 3
Boa parte do que pagamos em tributos é desviada pela corrupção. Temos o dever de cobrar a correta aplicação dos recursos.
Ca r
ti l
ha
III -
Co rru pç ã
o
A corrupção e a carga tributária
O movimento A Sombra do Imposto, iniciado em 2010, tem como objetivo principal conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária para o desenvolvimento do país. Criando essa consciência, pretendemos promover uma grande mobilização que traga mudanças ao sistema tributário brasileiro. Em nossa primeira cartilha, mostramos que todo cidadão paga altos impostos em cada produto que compra ou serviço que contrata. Na segunda, o foco foi o direito que todos temos de cobrar a correta aplicação do dinheiro dos tributos, com a oferta de serviços públicos de qualidade. Agora, na terceira edição, abordamos outro tema que influencia diretamente a questão dos impostos. Infelizmente, no Brasil, boa parte dos recursos arrecadados por meio de tributos é desviada pela corrupção. Combater esse mal é uma das soluções para que tenhamos uma carga tributária mais justa. Para isso, além da fiscalização que cada cidadão pode fazer sobre nossos governantes, devemos pressionar as classes políticas para a realização de mudanças estruturantes. Promover as reformas política e tributária, entre outras, é fundamental para criar condições propícias para o pleno desenvolvimento econômico e social do país.
Expediente “A Sombra do Imposto” – Cartilha produzida pela área de Comunicação Institucional do Sistema FIEP. Coordenação Geral: Luiz Henrique Weber (Gerente Coorporativo de Comunicação Institucional / Jornalista Responsável – MTB 2.441/PR), Solange Patrício (Gerente de Comunicação Editorial) e Adriana Brandão (Gerente de Propaganda). Equipe de Propaganda: Silvia Elaine Fernandes e Raquel Cicarelli. Redação e Revisão: Rodrigo Lopes. Ilustração: André Ducci. Coordenação de Arte e Diagramação: Juliana Scheller, Fernanda Carla Nascimento e Lucas Moura. Tiragem: