a sociologia
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE MATEMÁTICA EAD/REAENGO
A SOCIOLOGIA E SUA HISTÓRIA
Nome: Luciane Evangelista Teixeira Lima
Matricula: 2008010035
Rio de Janeiro, junho de 2008.
A SOCIOLOGIA E SUA HISTÓRIA
A Sociologia e o Homem
A sociedade humana tem atribuído uma grande importância à convivência social, enquanto indivíduo e ser social, para melhor analisarmos as relações de poder e prestígio, bem como os valores pessoais e/ou sociais que envolvem essa relação.
Conceito da Sociologia
A Sociologia é uma ciência que se define não por seu objeto de estudo, mas por sua abordagem, isto é, analisa e interpreta os fenômenos sociais.
Objetos de Estudo
Segundo Durkheim (1952) os fatos sociais se constituem no objeto da Sociologia. Um acontecimento, ou um comportamento é sociológico quando sobre ele se debruça o sociólogo, tentando entende-lo nos aspectos que dizem respeito às relações entre os homens e às raízes de seu comportamento.
Ciência: Ramo de Conhecimento
Foram os gregos que elaboraram a idéia do saber como atividade destinada às descobertas desligadas de uma finalidade prática imediata. Foram eles os primeiros a inventar os rudimentos do que veio a se chamar de3 ciência. Menos preocupados com a religião e a vida após a morte, foram eles os primeiros a entender o conhecimento como uma necessidade em si mesmo.
Durante a Idade Média, com o grande poder da Igreja Católica, novamente imperou o saber ligado à religião. Apenas as ordens religiosas, nos mosteiros, guardavam textos sobre a filosofia, geometria e astronomia. A população laica deixou de participar desse saber.
Só com o Renascimento é que o homem volta aos textos antigos e redescobre o prazer de investigar o mundo, descobrir as leis de sua organização como atividade com valor em si mesma, independente de suas implicações religiosas. No seio desse