A sociologia
Características
A cultura de uma organização é o conjunto de características que a permite distinguir de qualquer outra. Estas características que captam a essência de uma organização são: . Identificação
. Ênfase no Grupo
. Focalização nas Pessoas
. Integração departamental
. Controlo
. Tolerância de risco
. Critérios de recompensa
. Tolerância de conflitos
. Orientação para fins e meios
Vantagens e Desvantagens
As vantagens na Cultura Organizacional são as seguintes:
Ajuda na resolução de problemas internos, diminui conflitos e diferenças, faz o controle da gestão, e desenvolve uma imagem positiva da organização na mente de quem a conhece. A única desvantagem que a formação de uma cultura organizacional pode vir a trazer é se ela puder de alguma forma, impedir que a empresa progrida, colocando obstáculos a mudanças, a diversidade, a fusões ou aquisições.
Pode-se ou Deve-se mudar a Cultura de uma Organização?
Segundo Kissil, para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização. O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente em manter o ritmo de produtividade da organização.
Ferramentas que ajudam na mudança da Cultura Organizacional . .Clareza de objetivos, valores e princípios: Onde a empresa tem seus objetivos claros, definidos, formalmente estabelecidos e orientados para médio e longo prazo.
.Imagem de produtos e serviços: Grau em que os vários públicos (internos e externos) percebem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. .Integração e comunicação: Onde a estrutura da organização permite a comunicação interna entre os diversos níveis de forma