Escrita
Um dos objetivos mais importantes da alfabetização é ensinar a escrever. A escrita é uma atividade nova para a criança, e por isso mesmo requer um tratamento especial na alfabetização.
Vivemos num mundo no qual a escrita se realiza através de muitos tipos de alfabetos. Como aprendemos a ler todos eles, não tomamos consciência dessa realidade.
Com o tempo acaba aprendendo indiretamente o que a escola pretente. O grande problema nesse caso é que a escola ensina a escrever sem ensinar o que é escrever, joga com a criança sem lhe dizer as regras do jogo.
Alguns métodos de alfabetização ensinam a escrever pela escrita cursiva, chegando mesmo a proibir a escrita de forma. A razão que alegam frequantemente é que a criança que aprende a escrever com letras de forma tem de aprender depoisa fazê-lo com letras cursivas, e isso representa do dobro de trabalho, sendo inconveniente porque pode levar a criança a confundir esses dois modos de escrever.
Considero esse tipo de argumento falso e sem sentido. A escrita de forma é muito mais fácil de aprender e reproduzir que a cursiva. Além disso, é a escrita de forma que a aparece nos livros( exceto nas cartilhas...). A escrita cursiva tem um uso muito particular, individual, mesmo nos dias de hoje. É de difícl leitura e exige um domínio perfeito dos movimentos para a sua realização,
A escrita
Leitura é a interpretação da escritaque consiste em traduzir os símbolos escritos em fala.
Escrita não são apenas palavras, podem ser desenhos ou símbolos, m mais nem todo desenho é necessáriamente uma escrita, para ser uma escrita é preciso que alguém leia.
A escrita deve ter como objetivo essencial o fato de alguém ler o que está escrito, por isso que a leitura não se resume em letras e palavras.
Para os professores e preciso saber que as crianças já tem contato com vários tipos de escrita: os logotipos, as placas de trânsitos, os rótulos e cartazes, além de textos de revistas, jornais e televisão.
Todas