A sociologia e a busca da verdade
As fontes da verdades
Ao longo da história da humanidade, os seres humanos buscaram orientação de diversos modos como fonte de verdade para explicação dos fatos ou da realidade. Há muitas fontes de verdade possíveis nas quais os indivíduos se baseiam para compreender os fenômenos que os rodeiam e que são anteriores ao método cientifico. Entre estas, podemos citar(Horton e Hunt,1980):a intuição, a autoridade, a tradição, o bom-senso e, a ciência.
A Intuição Podemos definir intuição como a capacidade de perceber, discernir ou pressentir uma explicação, independentemente de qualquer raciocínio ou análise. A intuição pode ser responsável pela elaboração de hipóteses que posteriormente poderão ser comprovados ou não. Como fonte de conhecimentos, no entanto, a intuição não é satisfatória, principalmente pela sua dificuldade de ser testada.
A autoridade
A autoridade pode vir da percepção humana. Pode ser autoridade alguém que acumulou conhecimento confiável em determinada área. Muitas vezes, as autoridades extrapolam seu campo de conhecimento específico e procuram opinar sobre diversos assuntos. Um médico, por exemplo, pode vir a opinar A sobre problemas de administração. Um técnico de futebol, sobre política etc.
A tradição É uma das fontes da verdade que transmitem mais tranquilidade, pois nela está acumulada,pretensamente,a sabedoria das pessoas mais velhas, dos conhecimentos que deram certo no passado. O antigo é reconhecido como o correto na explicação dos fatos, simplesmente porque explicativa e atendia ás necessidades das pessoas no passado.
O bom-senso
São verdades aceitas sem nenhuma abordagem crítica baseadas no senso comum, e que o bom senso generaliza, difundindo-se com certa facilidade. O bom senso estabelece relações entre fatos sem que se busque identificar as causas reais que os provocaram. O bom-senso muitas vezes se identifica com a tradição.
A ciência
Há aproximadamente 300 anos que o