Combustíveis
Combustível é qualquer substância cuja reação química seja exotérmica. Entretanto, as condições de preço, de disponibilidade na natureza ou de processo de fabricação em quantidade comercial limitam o número de combustíveis usados na geração de energia elétrica. Tendo por base o seu estado físico nas condições ambientes, eles são classificados de acordo com a figura abaixo. Esta lista não é definitiva porque novos combustíveis deverão aparecer. É importante observar que para todos os estados físicos já existem combustíveis renováveis no mercado.
Os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc. Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica. Serão citados e caracterizados os seguintes combustíveis: Hidrogênio, Gasolina, Petróleo, GNV, Etanol, Teoria de Craking, Ponto de Fulgor e Combustão. Se tratando de Combustíveis Gasosos, Nos casos em que o calor específico dos gases não pode ser considerado constante, deve-se utilizar valores obtidos a partir de tabelas para calcular este fator. Outra característica importante dos combustíveis é a temperatura da combustão. Este dado é fundamental para o projeto e dimensionamento de equipamentos e máquinas térmicas. A temperatura teórica da chama é calculada considerando que todo o calor resultante da combustão é transferida sem perdas para os produtos da combustão. É importante observar que, na prática, existem duas fontes de água no processo de combustão: os átomos de hidrogênio existente nas moléculas do combustível e as moléculas de água misturadas ao combustível e ao ar.
Portanto, o poder calorífico é a quantidade de energia, possível de ser liberada pela combustão de determinado combustível em condições estequiométricas, por unidade de massa.
Nas páginas