Argumentativo
Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Notícia ou texto literário? Por apresentar múltiplas facetas, mais do que um gênero textual, a crônica traz um olhar particular. Ao recortar cenas do cotidiano, o autor ilumina situações, fatos, dando-lhes destaque, atribuindo-lhes um novo sentido. O que poderia passar despercebido torna-se encantador, envolvente, surpreendente, marcante.
Ao contrário do que parece, a criação de uma crônica não é tarefa simples. Construir um sensível olhar pensante, selecionando e amarrando os detalhes, é o primeiro passo para elaborar um texto interessante que transporta o leitor para a perspectiva do escritor.
Sensações, observações, lembranças e casualidades se misturaram: nossos jovens cronistas identificaram personagens pitorescos, construíram novos sentidos para experiências cotidianas e passaram a valorizar o lugar onde vivem.
Os alunos aceitaram o desafio de trazer fragmentos da realidade e do cotidiano para serem transformados em palavra escrita.
Ao ler essas crônicas, você terá a oportunidade de conhecer um pouco do modo de ser e viver através das lentes de alunos das escolas públicas brasileiras dos quatro cantos do país.
Crônica
Sumário
138 Agradando a gregos e troianos
Giovanna Scalabrini Antunes
140 Ah! Quantas primaveras!
Bárbara Maria Carneiro da Silva
142 As cidades
Danielly Cristine Justino da Silva
143 A quadra velha
Gabriel Batista da Silva
144 Até na igreja, Evaristo?
Carlos Eduardo Silva
146 A cobrança descabelada
Maria Jéssica Carneiro
148 A Pipa, o Bispo e o Azul
Ericles da Silva Santos
150 Bar doce bar
Luana Jaques Santos
152 Beleza cega
Pedro Kennedy Oliveira de Sousa
154 Belezas da Cidade Mel
Jonas Teixeira Ignácio
156 Caminho das águas
Victória Cristina Rodrigues
158 Casos, cantos e encantos
Thamires Luiza