Resumo Sociologia 1 Bimestre
1. Oque é a Sociologia?
Sociologia é a ciência humana que estuda a sociedade e todas suas ramificações, componentes e integrantes. Seu objetivo é entender as formas de interação que temos uns com os outros – interação social –, nossas organizações e os fenomenos sociais observados na realidade dos indivíduos.
A Sociologia portanto, busca estudar tanto a sociedade como um todo, como também os fenomenos e acontecimentos individuais que afetem, ou possam afetar, a sociedade.
Por ser uma ciência busca explicar e atingir seus objetivos através de tecnicas de pesquisa, argumentos lógicos e analise compreensiva de diversas teorias sociais propostas ao longo da história.
O principal objeto de estudo da Sociologia é o chamado Fenomeno Social que engloba, dentre outras coisas; manifestações políticas, culturais, estratificação social, preconceito, desigualdade, violência, controle social pelo Estado, etc...
2. Como Surgiu a Sociologia?
Como matéria única, a sociologia é relativamente “nova”. Ela se inicia como ideia em meados do século XIX, com o filosofo francês Comte, que propunha uma nova área de estudo que reunisse as principais áreas do conhecimento das ciências humanas em uma única, que se proporia a compreender todos os aspectos do homem social e os fenômenos que se manifestariam nas diversas realidades sociais.
Para tanto, essa nova área de conhecimento, de acordo com Comte, deveria se propor a ser universal e aplicável a toda e qualquer sociedade que exista ou venha a existir. Com esse objetivo, Comte volta-se para a forma de observação das demais ciências anteriores à nova Sociologia, argumentando que os estudos dessa nova matéria deveriam se pautar em fenômenos observáveis e mensuráveis pra que fosse possível apreender as regras gerais que regem o mundo social do indivíduo. Essa perspectiva é chamada de “positivismo” – também conhecida como Escola Positivista - e é a forma dominante de observação do mundo em