A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural
Positivismo – Augusto Comte: os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os “fatos sociais”, e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo.
ação coercitiva do fato social, é o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma pressão em nossa consciência, dizendo o que se pode ou não fazer. Mediante disto, coercitivamente seria uma ação feita sobre coação, isto é, ou você faz aquilo que se pede ou você sofrerá, de alguma maneira por não se ter feito.
Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
Ideologia fascista: Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
Ideologia comunista: Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
Ideologia democrática: possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
Ideologia