Sociologia da Educação
Este trabalho resulta de reflexões e tem por objetivo indentificar a importancia da Sociologia na formação docente.
A Sociologia é a ciência específica que estuda os atos e fatos da sociedade, sendo assim, visto que a vivência em sociedade, a interpretação da mesma é fator importante para que o Professor seja realmente um professor.
É importante no momento em que o professor passa entendê-la e usá-la para elevar a capacidade de raciocínio e de pensar do aluno... Essa necessidade de pensar, deve partir, em primeiro lugar, dos professors e deve se tornar um hábito, um vício...
“O modo como uma sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite e avalia os saberes destinados ao ensino reflete a distribuição do poder em seu interior e a maneira pela qual aí se encontra assegurado o controle social dos comportamentos individuais.”
Sociologia na formação do professor:
A pedagogia é um campo de conhecimento interdisciplinar, aglutina contribuições de vários campos de conhecimentos, especialmente das Ciências Humanas. Nesse sentido a disciplina Sociologia da Educação, caracterizada como um olhar sociológico sobre o fato educativo tem contribuído para fundamentação de diversas disciplinas que compõem o currículo do curso e para a compreensão da realidade educacional no contexto da sociedade brasileira o que tem justifica a sua presença na estrutura curricular dos cursos de pedagogia desde o início desses cursos no Brasil.
A Sociologia é importante na formação dos educadores no que diz respeito a compreensão da evolução da sociedade em si e da visualização das diversas formas de interação da mesma no contexto mundial, considerando as implicações desses fatores na vida do ser humano, pois, sendo uma disciplina atribuída ao desenvolvimento das capacidades relacionadas ao ser humano em toda a sua plenitude evolutiva, ela pode propiciar aos