a sociologia como disciplina
Um dos argumentos é o fato de a liberdade individual ser limitada pela escassez e pelos fatores materiais, ou seja, não há oportunidades para todos e não há recursos disponíveis para todos. Os exemplos que o autor usam são os vestibulares para dizes como algumas expectativas são frustradas por conta da escassez de vagas na universidade e os preços de imóveis e aluguéis para ilustrar como os fatores materiais podem interferir nos desejos e até na liberdade individuais, uma vez que nem todos têm direito para comprar imóveis.
Como uma conclusão simplória desse primeiro ponto é possível destacar a frase: “a liberdade de escolha não garante nossa liberdade de efetivamente atuar sobre essas escolhas nem assegura a liberdade de atingir os resultados desejados” (p. 36)
Quanto aos grupos, Bauman afirma que, apesar de a escolha de grupos parecer ser uma escolha livre, o indivíduo não tem a liberdade que pensa ter dentro de determinados grupos, uma vez que eles limitam a liberdade do indivíduo. Ou seja, as pessoas se comportam de acordo com os padrões pré-estabelecidos dentro daquele grupo. Quem se difere acaba sendo punido. É neste ponto, na página 38, que o autor usa do conceito de outro estudioso, Pierre Bourdieu, chamado “efeito dom Quixote”, que é a “disjunção entre nossa percepção de nós mesmos e os campos de ação nos quais nos encontramos”, ou seja, quando nossa percepção de nós mesmos e o que