Resumo - A sociologia como disciplina
A sociologia se refere a um conjunto de ações humanas e suas consequências que podem sofrer mudanças no decorrer do tempo através de novas gerações de sociólogos. Não existe como simbolizar a sociologia, ela necessita ser compreendida e esse entendimento depende de um acumulo de conhecimentos e vivências que agregam e as vezes até alteram a forma disciplina.
O estudo da sociedade está dividido em diversos sistemas de pensamentos e dessa maneira criamos um modelo que distingue em blocos derivados das relações entre linguagem e experiência, que no cotidiano não somos capazes de segmentar os pensamentos de forma tão especifica.
Essa relação entre varias matérias de estudo do comportamento humano se da ao fato de terem muitos aspectos em comum, como por exemplo, obedecerem as mesmas regras de condutas, buscam coletar fatos relevantes e comprovar sua veracidade fazendo com que afirmações diversas não sejam consideradas ambas verdadeiras. O que é estudado em economia ou em ciências politicas não divergem com o que é visto em sociologia, afinal todas essas ciencias se baseiam em um mesmo foco.
A sociologia observa aspectos das ações humanas e agrega informações históricas e procurá analisa-las através de metodos a fim de mostrar coerência entre as mesmas. Ela possui uma própria perspectiva cognitiva que estabelece questões a serem analisadas referente as ações humanas. Para entender sociologia é necessário enxergar o mundo humano de diversas maneiras.
Uma das principais maneiras para pensar sociologicamente é levar em conta o senso comum. Afinal esse senso é gerado por pessoas que não se dedicam a certas áreas do conhecimento necessáriamente, mas apenas tem uma opnião que bate com a das demais pessoas, e isso é um tipo de relação humana.
Não devemos somente nos basear no senso comum, ele é apenas uma das maneiras de se pensar sociologicamente. Temos de nos focar tambem nos fatos testados e comprovados que nos levam a adquirir