A sociedade
A sociedade surge com o fruto da necessidade ou simplesmente da vontade humana.
A partir do momento em que se desenvolvem meios para o aproveitamento da natureza e a descoberta ou invenção de instrumentos de trabalho e defesa, a sociedade simples vai se tornando uma sociedade mais complexa.
Uma união, mesmo que tenha muitos indivíduos e que tenha sido motivada pro interesses sociais, não pode ser caracterizada como sociedade.
Os elementos necessários para que um agrupamento humano seja reconhecido como uma sociedade são:
Uma finalidade me comum. Exemplo: a finalidade dos alunos da nossa sala de aula é se formarem.
Ordem. Exemplo: a sala precisa ter uma organização, todos de determinada forma entram em um acordo na qual fazem silencio durante a explicação para melhor o entendimento.
Poder. Exemplo: o professor de certa forma exerce um poder, possui uma autoridade sobre seus alunos.
OBS: o poder segue o principio da socialidade (só existe poder se existir sociedade) e da bilateralidade (o poder deve ser dado uma pessoa e por ela aceitado).
Uma sociedade só se constitui se existir esses três tipos de elementos sem qualquer um deles o agrupamento não ser considerado uma sociedade.
Finalidade social
Existem alguns autores que negam a possibilidade de escolha de uma finalidade social (deterministas), enquanto outros acreditavam ser possível firmar uma finalidade social por meio da vontade (finalistas).
Deterministas: o homem está submetido a uma serie de leis naturais sujeitadas ao principio da casualidade. O homem tem sua vida social regulada por um certo fator (que podem ser de ordem econômica ou geográfica por exemplo) não havendo a possibilidade de se escolher um objetivo e de se orientar a vida social por esse objetivo. Para eles, não há um objetivo a se atingir, pelo contrário, uma sucessão natural de tal fato que o homem não pode interromper. Opondo-se a essa posição encontra-se os