a sociedade
É mostrado no filme que os jovens não devem si deixar influenciar nos seus pensamentos e sobre tudo contestar de algo imposto e também a usarem o bom senso e os limites.
O professor Keating começa a inspirar seus alunos a acreditarem em seus sonhos e paixões para que a vida não seja tão modesta e sem graça. Keating propõe aos seus alunos desenvolverem o dom do questionamento, do protesto e da oposição para se tornarem em livres pensadores. Ninguém deve se deixar viver sob as ordens de terceiros, livre de condicionamentos de pensamentos, para o professor assim deveriam pensar os jovens estudantes. , Eis que um grupo de alunos, como Neil (Robert Sean Leonard), Todd (Ethan Hawke), Charlie (Gale Hanson), Knox (Josh Charles), entre outros, tão empolgados com essa nova aula, pesquisam sobre a vida de John no colégio quando ainda era um estudante e decidem reabrir um grupo de estudos iniciado por ele anos atrás... A "Sociedade dos Poetas Mortos".
Mais do que aprender, estar em uma escola sempre acaba tendo um significado maior, é onde crescemos como pessoas, uma jornada de auto-descobertas, de novas experiências. "Sociedade dos Poetas Mortos" consegue com maestria traduzir esses sentimentos, colocando alunos que de início tão acostumados com a tradição, se veem inspirados por um professor, é então que ganham vida, e na poesia descobrem a liberdade, a fome de viver, de ser alguém. É bela a trajetória desses personagens, que aos poucos conquistam a coragem de se aceitarem pelo que são, pelo o que amam, descobrem que o sentido da vida não será