A sociedade e o trabalho
Segundo a Declaração Universal dos Direitos do Homem, todos têm direito ao trabalho, a escolher o seu emprego e a filiar-se a um sindicato. Algumas coisas importantes para que se tenha boas condições de trabalho são: o auxilio desemprego ou complementação de renda e salário igual para trabalho igual.
O trabalho e o espaço geográfico
O trabalho humano faz parte do espaço geográfico. Alguns tipos de trabalho transformam diretamente a paisagem, exemplo: extração de minério e da construção de edifícios, entre outros. Já as pessoas que trabalham em edifícios, apesar de estar em uma área modificada, não alteram a paisagem. Todas as atividades são realizadas por pessoas que se inter-relacionam e fazem parte da sociedade, e também se relacionam com os lugares, e com os espaços em que realizam suas atividades cotidianas.
O trabalho e a satisfação das necessidades
Todos os objetos e serviços que utilizamos são resultado do trabalho, que permite às pessoas satisfação nas suas necessidades em relação a alimentação, vestuário, moradia, etc. Atualmente, há milhões de pessoas desempregadas, e a razão disso pode estar interligada, ou seja, uma determina a outra. Qualificação nem sempre determina sua profissão, pois até os qualificados encontram dificuldade com a concorrência. A causa da concorrência é o fato da economia crescer pouco ou parar. A utilização de computadores, máquinas automáticas e robôs ajudam o aumento de pessoas desempregadas. As fabricas de automóveis costumam usar esses equipamentos. Porém o avanço tecnológico também pode gerar novos empregos. Essas novas profissões exigem melhor qualificação. Também é preciso considerar que esse aumento na oferta de trabalho depende do crescimento da economia. Isso, por sua vez, depende das quantias que as pessoas têm para gastar com