Cirurgião-dentista
Anemia é a falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina. Isso ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigênio para os tecidos. Hemoglobina (a proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue) tem que estar presente para garantir a oxigenação adequada de todos os tecidos do organismo.
Tipos de anemia
Anemia é a desordem mais comum do sangue. Há vários tipos de anemia, produzidos por uma variedade de causas. Anemia é classificada pelo tamanho da célula vermelha sanguínea: diminuída (microcítica), normal (normocítica) ou aumentada (macrocítica ou megaloblástica).
Sinais e sintomas da anemia
Anemia permanece não detectada em muitas pessoas e os sintomas podem ser vagos. O mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga. Falta de ar é relatada em casos mais severos. Muitos casos de anemia severa incitam uma resposta compensatória na qual o trabalho cardíaco é bem aumentado levando a palpitações e transpiração; esse processo pode ocasionar falha cardíaca em idosos. Palidez somente é notável em casos de anemia severa, e desta forma não é um sintoma confiável.
Manifestações orais
Podem incluir glossite atrófica, disfagia, estomatite angular, sangramento gengival e sangramento pós-extrações. Também há relatos de osteoesclerose, osteomielite e parestesia/anestesia do sistema trigeminal (nervo mentoniano por exemplo). A infecção pela Candida também pode ocorrer em pacientes com anemia. Pacientes com anemia falciforme podem sentir dor facial grave associada a oclusão dos vasos sanguíneos e inchaço facial. Os pacientes com anemia aplástica são suscetíveis a ulcerações orais, bem como infecções fúngicas e virais.
Tratamento Odontológico
Existem várias considerações no tratamento odontológico de pacientes com doença hematológica. Em pacientes com anemia que é ou foi associada a úlceras estomacais ou a uma fonte de sangramento gastrointestinal, aspirina ou medicação não-esteróide deve ser evitada. Drogas