Trabalho E Sociedade
Ana Flávia Novak Lessa; Guilherme de Almeida Ascencio; Kelly Cristina Bueno de Mira; Lorraine Nicole; Mariana Hiromi Henna Abussamra; Victória Carolina Theodoro Gomes.
Trabalho e sociedade no Brasil.
Sorocaba – SP
2015
Introdução
O trabalho e a sociedade estão diretamente ligados no mundo todo e no Brasil isso começa com os indígenas, ao decorrer da história do país passamos também pelo período da escravatura até conquistar a liberdade formal do trabalho.
Origem do trabalho no Brasil
Sociedade tribal:
Muito diferente de hoje em dia os índios não trabalhavam para ganhar uma remuneração, mas sim para garantir sua sobrevivência e dos membros de sua tribo. Os membros dessa sociedade dedicavam menos tempo com o que denominamos de trabalho. Os homens da tribo exerciam o trabalho de caça, pesca e protegiam as mulheres e as crianças. As mulheres por sua vez, colhiam e preparavam os alimentos, e todos elaboravam objetos vindos de artesanatos que a confecção era dividida apenas por idade e sexo.
Sociedade escrava:
Os colonizadores portugueses trouxeram para o Brasil negros da África para servirem como escravos nas fazendas de cana e nas minas de ouro, forçando-os a trabalharem em péssimas condições de quatorze a dezesseis horas por dia e não existia uma remuneração, apenas comida (normalmente restos), e trapos de roupas, por isso, constantemente tentavam fugir. Eram acorrentados no período da noite e se fossem pegos tentando fugir eram castigados, amarrados num tronco de árvore e torturados, muitas vezes perdiam a consciência de tanto serem açoitados.
No Brasil, a escravidão foi abolida com a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888.
Trabalho livre formal:
Atualmente as profissões são escolhidas de acordo com a vontade própria de cada indivíduo e todos os trabalhos são obrigatoriamente remunerados. Os brasileiros conquistaram os direitos trabalhistas e podem trabalhar de 36 a 56 horas