trabalho informal
CAMPUS SÃO GABRIEL
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: Psicologia, Trabalho e Processos Políticos PROFESSORA: Mara Marçal Sales Alunas: Aline Minardi e Débora Cheida Orientações:
Este exercício pode ser feito individualmente ou em duplas.
Ele valerá 14 pontos e deve ser entregue em 28/04/2015
A) Abaixo, estão duas questões sobre o trabalho informal. Escolha apenas uma delas para responder:
Indique e explique as críticas que Sato (2011) dirige ao conceito de trabalho informal.
O autor defende o trabalho informal como um esforço ligado à criatividade, que garante a sobrevivência de algumas pessoas da economia popular, e que escapa as relações de trabalho formalmente reconhecidas pelo estado. O mesmo trabalho informal possibilita uma inserção na sua rede social, assim como a integração através da prestação ou troca de serviços.
O conceito de trabalho informal é novo tem vários sentidos, é erroneamente interpretado com frequência como trabalho marginal ou criminal. Ressalta que este é um campo novo para a psicologia, que precisa ampliar sua visão e abrangência, captando a subjetividade e o desenvolvimento da capacidade adaptativa em realizar essas atividades. A psicologia ainda privilegia as grandes empresas em detrimento da população pobre.
Sato (2011) afirma que apesar dos trabalhos informais não serem reconhecidos, eles movimentam a economia e geram renda para o país. A população se adéqua e utiliza de táticas para dar conta de uma situação de desemprego e pobreza, a qual deveria ser de responsabilidade do Estado.
‘’Concordamos com Costa (2010) quando afirma que a informalidade do trabalho esta associada à falta de atuação do Estado e a regulação do trabalho, acompanhadas da falta de proteção social, marcando as desigualdades sociais.’’( Costa citado por Sato, 2011).
Grassi (2003) citado por Sato vai corroborar o estudo, dizendo que na Republica de Cabo Verde, o trabalho informal é tido como alternativa de