A sociedade e os meios de comunicação so século xxi
A sociedade vem passando por transformações culturais, mercadológicas e econômico-sociais ao longo de sua existência, porém, nos últimos anos, a mudança foi surpreendente, no que diz respeito às novas Tecnologias da Informação na Comunicação (TIC’s). Surge um novo meio de comunicação – o computador com conexões via Internet – que modifica a forma de produção e disseminação de informações pautado no dispositivo comunicacional todos-todos, onde não existe apenas um emissor, mas sim milhares.
Todas as mudanças serviram de inspiração aos teóricos que nomearam a Sociedade com diversos termos, cada qual seguindo uma linha de pensamento. A Sociedade do século XXI também é conhecida como Sociedade da Informação, Sociedade em Rede, Sociedade Global, Sociedade Tecnológica, Sociedade do Conhecimento, Sociedade Pós-Industrial, Aldeia Global, entre outros. Segundo Sebastião Squirra (2006), é vasto o território da Sociedade da Informação e os autores “enfocam o assunto dos mais diferentes ângulos e objetivos e com os mais diferentes pressupostos teóricos e segmentação científica” (SQUIRRA, 2006, p. 4). Entretanto, todas essas expressões têm algo em comum: discutem a sociedade a partir da mudança de paradigma causada pelo advento do computador e Internet. Mas Juan Cebrian (1999, p. 57) indica que, além da Internet, a Sociedade Global da Informação já vive imersa em uma sociedade midiática desde os anos 60 após a eclosão do fenômeno televisivo.
O conceito de Sociedade Global foi cunhado por G. Guervitch em 1950; apesar de o processo de globalização não estar evidente na época, tinha a ambição de compreender os fenômenos sociais envoltos dos grupos, classes sociais e Estados. Ortiz, citando Gurvitch, (2003, p. 17) considera diversos tipos de sociedades globais: a Nação, o Império, as civilizações, mas isso não seria suficiente para abarcar todo o planeta; a Sociedade Global seria composta “por um conjunto de ‘sociedades