A Sociedade em seu Desenvolvimento
Com tudo, se pararmos e observarmos o nosso ontem e hoje há um grande desenvolvimento nesses tempos.
O que seria de nós se, não houvessem nossas culturas? Bem, como sabemos nossas culturas nos dão normas, regras, direitos e deveres a cumprir. Porém, cada ser humano está ligado em um meio à sociedade e em sua cultura com, seus meios de viver.
Ao refletirmos o ontem e hoje, podemos notar as diferenças em meio ao trabalho de antigamente e hoje. E com seu fetiche, analisamos que ontem e hoje há uma semelhança entre os dois à desvalorização do empregado ou trabalhador ao vendermos o produto colhido, fabricado, produzido, etc. Se notarmos o que se é valorizado, é o produto e não o tempo e serviço que o trabalhador o levou para realizá-lo e produzí-lo.
Antigamente, o serviço era escravo pois, de certa forma tinha-se muito sofrimento, sem seus direitos capitais e era juntamente muito dobrado quando, se comparamos ao trabalho de hoje.
Assim, podemos incluírmos o trabalho alienado onde, se trabalha submetido a ordens, escuta, aceita e faz, no entanto, sem questionar, sem opinar e sem reclamar nisto, considerado exploração do trabalhador.
Hoje, o serviço é de uma maneira diferente, com seus bens lucrativos, menos forçado porém, tira seu tempo de lazer pelo devido horário de serviço onde se há mais horas de trabalho do que antigamente. Com isto, ainda continuamos escravos do trabalho pois, está cada vez mais afastando momentos juntos entre familiares por seu determinado tempo de serviço.
Assim, se tendo um lazer alienado o ser humano se submete a uma alienação, tirando seu tempo de lazer com a família assim, se submetendo a baladas, festas, e sendo escravo da televisão.
No final, seus bens lucrativos acabam sendo investidos em um consumo alienado. Para que? Todo seu