A educação e o seu desenvolvimento na sociedade
A educação é essencial se quisermos entender o processo do desenvolvimento histórico da sociedade brasileira. Ao falarmos de educação estamos também abordando aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da sociedade na qual pertencemos.
A educação e o seu desenvolvimento na sociedade
Desenvolvimento:
Na história observamos que a educação escolar tem seus altos e baixos, sua existência e seu desenvolvimento na sociedade carrega consigo várias marcas dos aspectos sociais, nem sempre ela foi vista prioritariamente, mas é essencial a sua existência e desenvolvimento no passar dos tempos.
A educação em tempos passados era muito restrita e se destinava a poucos. No Brasil colônia a educação era restrita as mulheres na qual elas deveriam apenas se ocupar em cuidar do marido, da casa, em aprender as rezas e muitas eram consideradas como um ser inferior na sociedade.
A mulher portuguesa em seu lar com a família. (Matéria História Viva, site UOL.) A mulher e seu corpo existiam para servir ao português, ela não tinha necessidade de ler, escrever e nem de saber falar bem, elas deveriam sim saber como se portar bem e ter o padrão exigido pela sociedade que era o padrão de mulher submissa. Mas graças aos índios houve mudança dessa realidade, pois para eles as mulheres não tinham nada a perder se aprendessem a ler e a escrever, suas índias eram as suas companheiras e não havia diferenças de oportunidades educacionais entre eles.
Os jesuítas e o ensino para as índias. (Site Educar para crescer.)
Conforme o passar dos tempos à educação feminina deixou de ser um “tabu”, houve a educação das mulheres na colônia e de pouco em pouco a mulher ia ganhando mais espaço na sociedade.
A educação brasileira não é um elemento neutro, mas sofre os efeitos da ideologia por estar de fato envolvida na política, esta influência é expressamente nítida no Brasil colônia, no império e nos dias de