a sociedade de informação
O conceito de sociedade de informação surgiu nos finais dos anos 60 devido em grande parte á influência dos avanços tecnológicos nas relações de poder identificando assim a informação como ponto central da sociedade.
A sociedade de informação consiste numa nova forma de organização social, proporcionada pelas novas características da informação ( uma reprodução da informação barata e rápida devido ao desenvolvimento das TIC).Está repassa toda a sociedade, criando novos modos de expressão ( desde a expressão da cidadania, da relação interpessoal, da expressão cultural, da organização econômica e também da organização do estado). A sociedade de informação é aquela onde se faz o uso das TIC para fazer a troca de informação digital entre indivíduos e assegurar a comunicação entre estes. Nesta sociedade a informação chega a todo o lado com enorme rapidez sendo difícil ficar fora dela devido a uma grande abundância e diversidade destes meios difusores de informação.
Apesar de tudo estas tecnologias não transformaram a sociedade mas tem se vindo a integrar na vida dos indivíduos modificando alguns dos seus hábitos e formas de comunicar já que as pessoas utilizam as tecnologias no seu quotidiano para resolverem as mais diversas tarefas.
Aspetos positivos e Aspetos negativos
Esta sociedade de informação coloca os indivíduos em contacto com o mundo com um simples “clic”, permite o contacto com quem está longe e permite realizar todas as atividades possíveis e imaginárias. Desde já, a internet permite um acesso instantâneo a notícias de todos os acontecimentos a escala mundial, com ela podemos conhecer e estabelecer pessoas que estão geograficamente distantes , permite também a realização de atividades lúdicas, permite o tele-trabalho, fazer compras no conforto de casa, pagar todo o tipo de despesas entre outras. A distância deixa de ser assim um problema tal como deixa de existir a dificuldade em obter informação ou em contactar com