O Mundo de Sofia
1) Sofia vivencia no capitulo “O Jardim do Edem” uma série de inquietações sobre a sua vida. Quais seriam essas inquietações e como você mesmo as enxergam?
R= Ao longo do capitulo “O Jardim do Edem”, Sofia Amundsen recebe misteriosamente duas cartas, as quais fizeram ela refletir sobre os enigmas do universo. Cada envelope conte um papel e em cada papel havia uma pergunta curiosa, “Quem é você”?,“ De onde vem o mundo”?.
Através dessas misteriosas cartas Sofia começa questionar sobre as questões do universo. Quem seria Sofia amundsen?, “uma menina que tinha uns belos olhos de amêndoa, um nariz demasiado pequeno e a boca um pouco grande, as orelhas estavam demasiadamente juntas aos olhos?”, será esta Sofia Amundsen? Nem ela mesma sabia ao certo quem era. Mais o que realmente nos define? O Que nós Somos? Por traz dessas perguntas existem varias outras sem resposta, um enigma a ser desvendado. Outra questão é de onde vem o mundo? Alguém sabe responder? Como disse Sofia “era quase impossível viver num mundo sem perguntar pela sua origem.” Como saber ao certo de onde vem o mundo? Quem o criou? As pessoas acreditam que Deus é o criador de todas as coisas, mais quem criou o próprio Deus? Como responder a todas essas perguntas? Acreditar que Deus sempre existiu e que a partir dele se criou todas as coisas? Essas perguntas nos atormentam o tempo todo, mais como saber responder ao certo a todas elas? O Questionamento nos faz refletir sobre as indagações do universo e através dessa simples perguntas podemos ver a dimensão dos mistérios que existem no planeta.
2) No capitulo “A Cartola”, em uma carta recebida por Sofia Amudsen, ela lê que as questões colocadas pela filosofia seriam essenciais. Quais são os motivos? R= As questões imposta pela filosofia são importantes, pois são a partir delas que tentamos entender o universo encima dos questionamos. “Segundo eles, o homem não vive apenas do pão.