A sociedade capitalista
O capitalismo é o sistema econômico e social presente em quase todos os países do mundo. Este sistema baseia-se na propriedade privada dos meios de produção, onde o proprietário busca o maior lucro possível e paga em dinheiro seus funcionários. Este esquema econômico possui pontos positivos e negativos e, apesar de ser utilizado em praticamente todos os países, recebe constantemente muitas críticas.
Uma das críticas mais severas ao capitalismo se dirige aos problemas causados ao meio ambiente. Como o importante nesse sistema é a obtenção do lucro, a grande maioria dos proprietários e funcionários importantes de empresas não se preocupa com a prevenção da natureza, utilizando de forma irresponsável os recursos naturais e não pensando na possível reciclagem dos produtos. Além da irresponsabilidade na utilização das matérias naturais, as fábricas produzem muitos gases tóxicos e os liberam para o ambiente, provocando poluição no ar e colaborando com o aquecimento global.
Porém, esse sistema também tem seus pontos positivos. O capitalismo estimula a competitividade, tendo como consequência o avanço da ciência e da tecnologia. Esses avanços facilitam a comunicação, o deslocamento e deixam a disposição das pessoas inúmeras informações. Além disso, o avanço da ciência e da tecnologia têm um ponto ainda mais forte, pois essa evolução é muito utilizada na medicina, fazendo com que seja possível prevenir e tratar a grande maioria das doenças, aumentando a expectativa de vida das pessoas.
O capitalismo não é um bom sistema social, pois ele anda na direção contrária da prevenção dos recursos naturais e transforma a população em uma grande sociedade consumista. Mas, infelizmente, parece que as pessoas só pensam em servir à população na condição de receber dinheiro em troca. Enquanto for essa a intenção das pessoas, o mundo terá de continuar a viver o capitalismo, porém, mudando o modo de agir sobre os recursos naturais, antes que a natureza chegue