A sindrome da adolecencia normal
Consideramos que a adolescência é o fim da fase infantil e o começo da fase adulta, tendo assim contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta denominada pela ação que constitui a forma de expressão conceitual mais típica desse período da vida, uma separação progressiva dos pais e constantes flutuações de humor e do estado de ânimo.
‘’A BUSCA DE SI MESMO E DA IDENTIDADE’’
O caminho da adolescência é entrar no mundo do adulto, mas temos que reconhecer que a identidade é uma característica de cada momento evolutivo, uma etapa mais no processo total de viver, devemos tentar observar quais são as características fundamentais que aparecem nesse período vital.
O momento em que a adolescente percebe que não é mais criança e que quer fazer mudanças físicas, o corpo começar a mudar, a experiência do auto- conhecimento (saber quem sou) a ele perceber também que precisa dar continuidade a tudo isso dentro de uma personalidade, pelo que se estabeleceu uma busca de um novo sentimento de continuidade e semelhança consigo mesmo.
Nessa busca de identidade o adolescente recorre as situações que se apresentam como mais favoráveis no momento. Uma delas é a uniformidade em massa, onde todos se identificam com cada um, e que explica pelo menos em parte o processo grupal do qual participa o adolescente e do qual em seguida se ocupará.
Destaca também a possibilidade de desconformidade com a personalidade adquirida e o desejo de conseguir outra por meio da identificação projetiva, por exemplo: a inveja, o ego. Etc.
‘’A TENDÊNCIA GRUPAL’’
Surge o espírito de grupo pelo qual o adolescente mostra-se tão inclinado. Há um processo superindentificação em massa, onde todos se identifica com cada um deles. Por exemplo: o grupo dos descolados, dos bagunceiros, dos nerds, não se pode separar de seus caprichos e modas.
Dessa maneira, o fenômeno grupal adquire uma importância transcendental, já que se transfere ao grupo grande parte da