Drogas na adolescência
UNIJORGE-CENTRO UNIVERSIDADE JORGE AMADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
AUTORES:
DROGAS NA ADOLECÊNCIA
Salvador
Junho de 2011
AUTORES:
DROGAS NA ADOLECÊNCIA
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina ITC (Introdução ao Trabalho Cientifico) do curso de graduação em Educação física, como forma de avaliação parcial da disciplina.
Professora:
Salvador
Junho de 2011
1. INTRODUÇÃO
Se por um lado o mercado das drogas está em crescimento, por outro lado está cada vez menor a faixa de idade dos adolescentes que entram nesse submundo. Para entendermos um pouco mais o porque de cada vez mais jovens estarem envolvidos em drogas, precisamos antes falar sobre as modificações que ocorrem numa fase da vida pela qual todos nós passamos: a adolescência. Uns conseguem vivê-la sem problemas significativos, porém todos a vivem (ou viveram) com conflitos.
Os conflitos da adolescência sempre existiram. É um assunto em pauta ao longo das gerações. Desde antes de Cristo, esses conflitos já eram descritos pelo filósofo grego Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) "Os jovens rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres"; e Aristóteles (383 a.C. - 322 a.C.) "São cheios de esperança, por não haverem sofrido muitos desenganos e se comprazem na convivência valorizando, mais que as pessoas de outras idades, a amizade e o companheirismo, já que buscam mais o amigo do que o interesse. Tudo fazem com excesso: se amam, se odeiam, se enfim, agem, o fazem com veemência".
2. DROGAS NA VIDA DOS JOVENS
Entre os impedimentos para a auto-identificação, no período da adolescência, destaca-se a rejeição.