Química analítica
Manipular os equipamentos de medidas da forma mais cuidadosa possível e buscar uma maneira de minimizar os erros de aferição para se obter dados o mais próximo do valor correto, porem nem sempre se encontra valores certos, por isso fala-se em desvio padrão ou erro relativo, para tentar solucionar os cálculos de forma precisa.
Realizar medidas, ler corretamente os instrumentos de pesquisa para-se obter os dados corretos, expressar esses resultados em algarismos significativos.
Procurar deixar o resultado menos duvidoso possível, ou seja, usar menos algarismos significativos.
Limpar os instrumentos e separar corretamente os materiais e reagentes antes de usar, faz melhorar o resultado da experiência e ter uma maior precisão nos cálculos e assim diminuir o padrão de erros.
2. Objetivo
Usar e ler corretamente os instrumentos, fazer os cálculos com menos erros possível e saber diferenciar precisão de exatidão.
2.1 Objetivo Geral
Falar sobre o resultado das medidas expressando o valor de uma grandeza física, comparando o resultado de uma com a outra, tomada como padrão. Usar corretamente os instrumentos e reagentes e saber diferenciam-los.
2.2 Objetivo Especifico
Aprender as medidas de massa, temperatura e volume, expressar os resultados com o menor numero de algarismos significativos para que através dessas medidas possa calcular o desvio padrão e o erro relativo
3. Experimental
3.1 Materiais e reagentes
Reagentes:
* Água de Torneira * Água destilada * Gelo * Sal
Materiais:
* Béquer de 250 ml, 100 ml, e 50 ml * Termômetro * Bastão de vidro * Proveta de 25 ml * Pisseta * Balança analítica * Conta-gotas
3.2 Métodos
Para a realização dos experimentos é necessário que os aparelhos e os matérias que serão usados estejam devidamente fiscalizados, são eles: O béquer, termômetro, proveta, bastão de vidro, Pisseta, balança analítica, conta-gotas, água de torneira, água destilada e gelo. Para