Trabalhos em altura
TRANSPETRO - PE-35-00042-B Título
TRABALHOS EM ALTURA
Órgão aprovador: TRANSPETRO/DT/SMS-DT/SP
Cópia Data de implantação: 21/04/2004
Órgão gestor: TRANSPETRO/DT/SMS-DT/SP X Assinatura:
Maria Eulalia Rocha Carneiro
1. OBJETIVO
Orientar os executantes de trabalhos em altura superior a dois metros com risco de queda de pessoas e objetos, quanto as medidas mínimas de segurança a serem adotadas para evitar ou minimizar o risco de lesões.
Este padrão aplica-se aos Terminais Aquaviários de Santos e São Sebastião, Terminais Terrestres e Oleodutos de São Paulo e áreas de abrangência, Terminais Terrestres e Oleodutos do OSBRA e áreas de abrangência e Gasodutos/Malhases/SP-SUL.
2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Norma ABNT NBR 6494 - Segurança nos andaimes.
Norma Regulamentadora NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção.
3. DEFINIÇÕES
3.1 Andaime: plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação.
3.2 Andaime Em Balanço: andaime suspenso fixo, suportado por vigamento em balanço.
3.3 Andaime Modular Simplesmente Apoiado: andaime constituído por quadros metálicos soldados cuja estrutura se apóia diretamente no solo.
3.4 Andaime Simplesmente Apoiado: andaime cujo estrado está simplesmente apoiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal.
3.5 Andaime Suspenso Mecânico: andaime cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos.
3.6 Andaime Suspenso Mecânico Leve: andaime suspenso mecânico cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho máxima de 300 kgf, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes; conforme NBR 6494.
3.7 Andaime Suspenso Mecânico Pesado: andaime suspenso mecânico cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho máxima de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus