a salvação na igreja hoje
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Paulo escreveu aos romanos para lhes explicar o evangelho, ele lhes escreve por assim dizer, por favor, não pensem que eu estou tentando evitar vocês porque eu esteja com medo de vir à cidade culta de vocês; pois eu não me envergonho do evangelho de Cristo, não me envergonho de levá-lo a nenhum lugar, e nem mesmo às pessoas cultas em Roma. E claro, ao dizer que ele não se envergonhava, Paulo está usando um recurso literário; ele está usando um negativo para expressar um positivo, ele está dizendo: “Eu ficaria contente em levar o evangelho a vocês, pois eu me glorio nesse evangelho, eu me vanglorio nesse evangelho, estou pronto para pregar esse evangelho em todo lugar, porque ele é a melhor notícia que o mundo já ouviu. É o evangelho, a boa-nova, a gloriosa notícia de Jesus Cristo é o poder de Deus para a salvação de judeus e gentios portanto, eu não me envergonho dele. Queridos romanos, esse é o tipo de evangelho que vocês precisam, Paulo continua dizendo em Romanos 1 que você e eu, congregação, também precisamos do tipo de justiça que esse evangelho apresenta, a saber, a justiça de Deus. Paulo dizia que isso era sua glória, sua alegria, e que ele podia viver pela justiça de Deus ,visto que a justiça de Deus se revela de fé em fé.
Um pobre pecador pode encontrar toda a sua justiça na justiça de Cristo Jesus, visto que a justiça se revela de fé em fé, como está escrito: o justo viverá pela fé. Essa justiça esta disponível e completa e deve ser recebida pela fé, pela fé graciosamente operada pelo Espírito, essa justiça recebida pela fé é plenamente aceitável para a vida toda do crente,