A Revolução Francesa (Trabalho Resumido, muito bem explicado e detalhado.)
A revolução francesa foi um movimento social e político que ocorreu no dia 14/07/1789 com o objetivo de eliminar o Antigo Regime e instaurar um estado democrático que garantisse os direitos dos cidadãos.
Isso tudo aconteceu por causa da extrema injustiça social causada pelo Antigo Regime. Eles eram divididos em três estados. O clero (primeiro estado) que tinha o privilégio de não pagar impostos, a nobreza (segundo estado) a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte, e o restante da população incluindo a burguesia (terceiro estado), trabalhadores, camponeses e burguesia, sustentava toda sociedade com seu trabalho e seu pagamento de altos impostos. O terceiro estado era o único que pagava impostos, pois o primeiro estado que era constituído pelo alto e baixo clero não pagava impostos. O segundo estado também não pagava com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
Outro motivo também é que os trabalhadores não podiam votar e nem dar opiniões na forma do governo. Já que o rei controlava a justiça, a política, a economia, e até mesmo a religião dos súditos. E se houvesse algum opositor era preso na Bastilha ou ia para a guilhotina.
O primeiro e o segundo estado eram sustentados pelos impostos do terceiro estado, causando uma grande quantidade de desempregados e uma péssima condição de vida.
No final das contas ficou assim: trabalhadores e camponeses que estavam na miséria, queriam melhores condições de vida, e a burguesia que tinha uma vida melhor queria mais participação política e maior liberdade econômica em seu trabalho.
Foi ai então que a maior parte da população foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo da multidão foi Bastilha, que foi considerada o marco do inicio do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. A