HISTORIA
O Iluminismo, movimento surgido no século XVII em oposição ao absolutismo, teve origem nas idéias de Descartes e Newton, herdando delas o racionalismo, a partir do método experimental. Representa a exaltação à razão, de onde viria o julgamento para o bem e o mal. De forma genérica, a razão seria o supremo guia do indivíduo. É dessa época, também a crença na liberdade econômica, na liberdade individual, e o que era muito estranho – na igualdade de todos os homens perante a lei.
A base desse movimento intelectual é a crença de que o conhecimento da realidade só pode ser alcançado por meio da razão, que é um atributo do homem. Por isso, o Racionalismo que tem suas raízes no século XVII (Revolução Científica), foi o princípio fundamental dos pensadores dessa época.
Assim, o Século XVIII fica conhecido como o Século das Luzes, ou da Ilustração, ou ainda do Iluminismo.
Em linhas gerais, representam fundamentos do Iluminismo:
Combate à autoridade do Estado Absolutista, propondo a limitação do poder real. A crítica também se estendia ao princípio do Direito Divino dos Reis.
Combate à repressão cultural imposta pela Igreja Católica - sustentáculo ideológico do Antigo Regime.
Defesa da liberdade de pensamento, expressão de crença religiosa.
Fim dos privilégios de nascimento, que devem ser substituídos pelo do trabalho (Defesa do enriquecimento lícito e da propriedade).
Defesa da igualdade civil dos cidadãos - todos os homens tem direito de usufruir das mesmas liberdades e oportunidades.
Combate ao intervencionismo do Estado Mercantilista.
Defesa do liberalismo econômico.
Defesa da divisão dos poderes.
Crença na existência de uma Constituição.
O ANTIGO REGIME
Expressão que designa as sociedades da Idade Moderna (século XV ao XVIII) durante a transição do Feudalismo para o Capitalismo.
As principais características que marcaram as sociedades do Antigo Regime foram:
I. no setor político: poder absoluto dos reis;
II. no setor