A revolução dos bixos
Além de mostrar o que acontece quando o poder toma a mente e como a opinião é manipulada em prol de um grupo de indivíduos.
Exemplos é que não falta na atual sociedade. Sempre encontramos um "porco" por aí.
Temos os cães representando os guardas, que foram pegos para serem criados pelo “Estado”. E depois disso, quando a mãe tenta conversar, eles negam os laços familiares colocando os ideais ( que lhes foi ensinado ) à frente de tudo. O corvo, representando a idéia “arregada” ao capitalismo, seguia apenas o que lhe convinha.
Major, o porco, o líder daqueles animais, estava espumando ódio ao Sr. Jones e a toda a classe humana. Uma análise nessas falas iniciais, podemos acreditar em uma certa razão.Enfim, com esses discursos o Major consegue atrair com seus ideais os outros animais da fazenda.
Após sua morte, assume em seu lugar os porcos Snobal e Napoleão, que colocam em pratica os planos do Major de se rebeliar contra o Sr. Jones.
O Major, representando Lênin, que representa Marx, que logo após ver que os interesses do Napoleão não condiziam com a revolução inicial, foi posto pra fora pelos cães. E o Snobal, que representa Trotski, se mantém fiel aos ideais marxistas.
Napoleão, representa Stalin, junto Snobal com os outros consegue consolidar a revolução, porém deixa o poder subir a cabeça e acaba virando um ditador, pior do que os “temíveis” seres humanos, tão opressor quanto. E os humanos, representam o Capitalismo. Na obra, o comunismo, é representado pelo chamado