Revolução dos bixos
FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO – FACOS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Bárbara Luiza Bastos Bones
RESENHA CRÍTICA SOBRE A OBRA A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Osório
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2. A REVOLUÇÃO DOS BICHOS 4
3. CONCLUSÃO 9
4. BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
Com esta resenha crítica pretendo relatar resumidamente a história da Revolução dos Bichos, considerando e buscando expor os aspectos que levaram o autor a escrever a obra de tal maneira. Tentarei relacionar a ficção presente no texto com a atualidade porque acredito que seja este o tipo reflexão que o autor, George Orwell, gostaria que nós leitores tivéssemos. Do que vale pois ler e não aprender algo com o que foi lido.
1. A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
O dono da Granja do Solar, Sr. Jones, havia bebido um pouco a mais e cambaleando foi fechar o galinheiro naquela noite. Tomou o último copo de cerveja e foi dormir. Assim que ele apagou a luz do quarto, os animais da fazenda começaram a movimentar-se em direção ao celeiro, pois o velho Major, um porco que participava de exposições iria contar-lhes um sonho estranho que teve na noite anterior.O major recostou-se ao fundo do celeiro e os outros animais na medida em que chegavam, acomodavam-se cada qual ao seu modo.1
Naquela noite tudo estava para mudar e quando os animais estavam acomodados, o Major chamou a atenção de todos dizendo que mais tarde falaria do sonho que tivera na noite passada, pois tinha a obrigação de repassar aos outros tudo que havia aprendido sobre o mundo. Explicou aos outros animais o quão miserável e trabalhosa eram suas vidas e que lhes obrigavam a trabalhar desde muito pequenos para obter o mínimo alimento necessário para que possam continuar vivos, que eles poderiam ter uma vida abundantemente confortável se não houvesse humanos na fazenda. Pois segundo o Major:
O homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. O homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá