A Revolução dos Bichos - Resenha
UNIOESTE - CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU
CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
DOCENTE: JULIANA FENNER RUAS LUCAS
JEAN CARLOS CARBONERA
RESENHA
FOZ DO IGUAÇU
2014
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ORWELL, George. A revolução dos bichos. Tradução de Heitor Aquino Ferreira. São Paulo: Companhia das letras, 2007, 147 p.
CREDENCIAIS DO AUTOR
George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, em Bengala (Índia). Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949)
RESUMO
O livro faz analogia a Revolução Russa e uma dura critica ao autoritarismo. O enredo se passa na Granja do Solar, que pertencia ao senhor Jones, que era habitada por diversos animais de fazenda. O começo da história é representado pelas idéias do porco Major, um grande e antigo porco da granja, que certo dia após um sonho e cansado da submissão aos humanos, resolveu contar suas idéias sobre uma possível revolução dos bichos, para os outros animais da fazenda. Em seu sonho os animais não seriam mais governados pelo homem e sim por eles mesmos e implantou a filosofia do Animalismo na granja, onde haveria igualdade entre todos os animais. Alguns dias após Major contar a todos seu sonho, este veio a falecer. O triste caso, fez o sentimento da revolução crescer nos outros animais. Então os porcos (Bola-de-Neve, Napoleão e Garganta), de longe os animais mais inteligentes ali presentes, começaram a organizar as idéias de revolução na granja. Jones já não era mais um bom fazendeiro e em um de seus descasos, esqueceu-se de alimentar os animais da granja, criando assim o estopim para os animais se revelarem contra ele e o expulsarem da granja. Então dominada, a granja era agora regida pelos três porcos, onde haveria igualdade entre todos. Os ideais da