A Revolu o Francesa
Jhonattan Caires – RA: 2016445
Engenharia Mecânica – 1° semestre
A Revolução Francesa
A revolução francesa foi um marco de grande impacto na historia da Europa
Ocidental, foi um período onde as pessoas acharam que podiam refazer tudo na sociedade. A revolução foi um modo de se livrar do poder da Igreja, da religião, da nobreza, do rei e de muitas outras coisas.
A ideia dessa revolução era trazer pão ao pobre e democracia a França, estabelecendo uma nova ordem na sociedade; mas essa revolução iria custar muito caro, iria custar o sangue de muitas pessoas e até mesmo de seus revolucionários, como o caso de Maximilien Robespierre .
Robespierre foi um advogado e politico francês, uma das personalidades mais importantes na revolução francesa, e ficou conhecido como“O Incorruptível”.
Tudo começou em 1770, com a união entre Luís XVI, príncipe e herdeiro da
França, e Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria. O casamento deles era uma união politica onde pela primeira vez a França e a Áustria se tornariam aliadas e não inimigas.
Em 1774, Com o falecimento do Rei Luís XV, Luís XVI assumiu o poder; aos 20 anos de idade, Luís XVI não tinha as características que se espera de um Rei e tão pouco vontade de governar. Dezenove anos depois de seu governo monárquico, a população da França tendia a crescer e a miséria, como a fome, estava sem controles. Enquanto dentro dos portões do palácio de Versalhesse havia fartura e extravagâncias a França estava em crise, sem dinheiros no cofre. Com a falta de colheita, o preço da farinha subiu, o que fez com que o preço do pão aumentasse tanto que chegou a custar um mês de salario, transformando a fome em fúria.
Em meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI, com a indiferença contínua de seu governante e com a decadência da aristocracia do país. Esse ressentimento, aliado aos cada vez mais populares ideais iluministas que surgiram na época, alimentou os sentimentos