A Retirada de Laguna
DOCENTE: Marina
DISCENTE: Douglas Henrique De Jesus Silva
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 3° Ano Do Ensino Médio
Trabalho Referente Ao Primeiro Bimestre
A Retirada de Laguna
Figueirópolis D’Oeste
2014
Introdução
Neste trabalho iremos falar do livro A Retirada da Laguna de visconde de Taunay, este é livro muito importante para nós conhecermos um pouco da história do nosso País, e que graças a Taunay esse episódio Seria apenas mais um dos muitos e esquecidos episódios da guerra.
A retirada de Laguna
A retirada de Laguna é um livro do o francês Visconde de Taunay, um engenheiro militar, o livro narra a guerra entre Brasil e Paraguai, que ocorreu entre 8 de maio e 11 de junho de 1867, na região do Mato Grosso do Sul que hoje representa os municípios de Bela Vista, Antônio João, Guia Lopes e Nioaque.
Quando assumiu o comando de uma coluna, em janeiro de 1867, o coronel Carlos Morais Camisão decidiu invadir o Paraguai até alcançar Laguna, o que ocorreria em abril do mesmo ano. Os soldados brasileiros foram acometidos por fortes ataques do exército paraguaio, pela fome, defasagem estratégica e de logística e por vários tipos de doenças (cólera). Sem alternativa, depois do erro consolidado, as tropas brasileiras foram forçadas a se retirarem de Laguna, como única alternativa de garantir a vida dos sobreviventes. A cólera causava verdadeiro horror nos infectados, pois seus sintomas eram assustadores, como diarreia, vômitos, cólica abdominal e espasmos musculares violentos.
Apesar da perda significativa no contingente de soldados que participaram da guerra e da forte derrota brasileira na batalha, o evento não iria afetar decisivamente o desenrolar da Guerra do Paraguai. Mais tarde, sob o comando de Duque de Caxias, o Exército Brasileiro demonstrou sua força e coragem e a guerra chegou ao fim com significativo esmagamento do exército paraguaio.